quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cozinha regional paraense


O post de hoje não é uma receita propriamente dita , e sim, uma pequena (pequena meeeeeesmo) amostra da nossa diversa e diferente culinária.
No sentido horário, temos a foto do verdadeiro açaí. É assim que ele é vendido aqui... grosso e puro. Nada de misturas com banana, morango, guaraná (né Luciano ????? rs). Há quem goste sem açucar. Eu gosto bem geladinho e açucarado. Acompanhado de farinha de tapioca ou farinha d'água (ou de mandioca, como também é conhecida).
Na segunda foto, outra vez o nosso açaí, dessa vez com farinha de tapioca. E aqui, muita gente gosta de tomar acompanhado de peixe frito, carne seca ou camarão - definitivamente, não é meu caso.
Terceira foto: caranguejo ao toc-toc. Onde você vai partindo e comendo os pedaços. Eu já prefiro ele no casquinho.
E na última foto, o nosso famoso tacacá.
Quem quiser alguma receita regional paraense ou alguma informação a respeito, é só deixar um recado que eu atenderei com o maior prazer.
Beeeeeeijos e ótima quinta !

2 comentários:

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Nunca comi o tacacá, tenho muita vontade de experimentar, pena que moras tão longe, se não iria te fazer uma visitinha rsrs.

Bjs

A dona da casa... disse...

Lourdes, o tacacá é uma espécie de sopa, feito com o sumo da mandioca. É servido bem quente, com goma de mandioca, folhas de jambu e camarão regional ( esses grandes).
Aqui, é vendido nas esquinas em barraquinhas e é comum você passar na rua umas 3:00 da tarde e ter um monte de gente tomando, ainda com todo o calor que faz aqui... rs
Mas, é uma delicia!
Uma pena mesmo morarmos longe, pois tenho certeza que iria adorar sua companhia.
Bjs!